quarta-feira, 17 de março de 2010

Biografia

Sonata Arctica “nasceu” em uma pequena cidade chamada Kemi, localizada ao Norte da Finlândia. No início, usavam o simples nome de "Tricky Beans", isso em 1996. Com este nome, gravaram três demos (“Friend till the End”, “Agre Pamppers” and “PeaceMaker”) e tocaram duas vezes em Jyrki Sähkösirkus.
Em, 1997 trocaram o nome para "Tricky Means", ocasião em que houve algumas mudanças na banda...

Em janeiro de 1999 gravaram a demo de “Full Moon” no estúdio "Tico Tico" em sua terra natal. Essa demo foi praticamente, a primeira exploração da banda no mundo heavy metal, sendo então, sua marca registrada até hoje: músicas rápidas, melódicas e recheadas de teclados, com vocal alto e claro. A banda era composta por Tony Kakko, (vocal/teclado), Jani (guitarra), Tommy (bateria), e Janne (baixo). Janne Kivilahti se uniu à banda um pouco antes, no final de 1998.

A assinatura do contrato com a gravadora "Spinefarm" ocorreu em Abril 1999, ocasião em que o nome "Tricky Means" foi mudado para "Sonata Arctica". Com a mudança, o estilo musical tomou o mesmo curso, passando a ser um power/speed/melodic metal do jeito que o SONATA ARCTICA é conhecido hoje.

No verão de 1999, o primeiro single, intitulado "UnOpened” foi gravado. Este single contém duas músicas "UnOpened" e "Mary Lou". Desse Single foram feitas aproximadamente 200 raras cópias, que hoje estão nas mãos de colecionadores. A canção "UnOpened" foi incluída no CD de gravações "Metalliitto" em 1999. Neste momento, Sonata Arctica começa a aparecer dentro do cenário power/melodic metal finlandês, já conhecido por outros nomes como STRATOVARIUS e Nightwish.

No Outono de 1999, nasce o consagrado primeiro álbum completo: “Eclíptica”, que fora lançado primeiramente na Finlândia e depois para o resto do mundo. Este álbum abriu as portas para a banda, e os levou a serem chamados para participar de dois álbuns tributo: “Keepers of Jericho”, tributo ao HELLOWEEN no qual gravaram “I Want Out”, e um outro cover, agora do Scorpions chamado "Still Loving You", para o álbum "A Tribute to the Scorpions", ambos gravados na primavera do ano 2000.

Depois do lançamento de "Ecliptica", Toni Kakko o Vocalista/Tecladista decidiu concentrar-se apenas em cantar, já que era muito trabalhoso cantar e tocar teclado ao mesmo tempo. Mikko Harkin (ex-Kenziner) se juntou à banda como tecladista, dando total liberdade a Toni. Mesmo assim, Toni não quis deixar os teclados. Com dois teclados no palco, aliados aos solos de guitarra, a banda experimenta algo inusitado, o que funciona bem nos shows.

O ano de 1999 deve ter sido um verdadeiro sonho para o Sonata Arctica, mas o de 2000 preparava mais surpresas. Pouco tempo depois de ter lançado o álbum "Ecliptica" a banda foi convidada para abrir os shows de nada mais, nada menos que STRATOVARIUS e Rhapsody em sua turnê pela Europa, desbancando 32 bandas de 15 diferentes gravadoras que disputavam a vaga. A turnê teve duração de dois meses, com 30 shows em 10 diferentes países europeus, o que deu a banda um considerável reconhecimento internacional.

Depois da turnê européia, lançaram na Finlândia um MCD (Mini Disco Compacto) chamado "Sucessor". O MCD foi lançado pela GSA, pela Century Media e pela Marquee Inc. para o Japão. O MCD incluía os dois temas de tributos "I Want Out" (Helloween) e "Still Loving You" (Scorpions), duas novas músicas originais (“San Sebastian” e “Shy”) e dois temas ao vivo tocados em Provinssi Rock (“My Land” e “8th Commandment”), e também a versão editada de "Full Moon". Na verdade, “Shy” é uma música da "Tricky Beans" de 1996, portanto, não tão nova...

Janne Kivilahti deixou a banda no transcurso do verão de 2000. O último material em que participou foi o "Sucessor" e um show que realizou em Kemi no dia 30 de junho. O motivo da saída da banda foi pessoal.

O substituto de Janne foi Marko Paasikoski, que já havia tocado com a banda anteriormente. Com ele gravaram as duas músicas novas para o novo Álbum completo, que seria lançado na metade de 2001!

O ano de 2000 não só deu ao SONATA ARCTICA, uma grande turnê, um novo mini CD, mas também colocou a banda em uma ótima posição frente à mídia, ao ser indicada como “melhor banda promissora”, categoria de Emma na Finlândia.

No verão de 2001, Sonata Arctica abriu shows para os grandes como Alice Cooper, DIO e Ratt no Monsters of The Millenium 2001.

Em maio de 2001 foi lançado um novo Single chamado "Wolf & Raven". O single possui duas faixas: "Wolf & Raven" e "PeaceMaker", uma antiga música de quando a banda ainda se chamava "Trick Beans". Dessas duas faixas, apenas "Wolf & Raven" saiu no novo cd, o "Silence". Todas as músicas foram compostas por Tony Kakko.

Depois do "Wolf & Raven" ainda foram lançados um MCD chamado "Orientation" (só para o Japão) com as músicas “Black Sheep”, “Mary-Lou” (em versão acústica), “The Wind Beneath My Wings” (Cover do Bette Midler), “Die With Your Boots On” (Cover do Iron Maiden), o Video Wolf & Raven e uma entrevista com a banda. “Black Sheep” entrou para o novo álbum que seria lançado um pouco tempo depois.

Logo após, foi lançado um Single chamado "Last Drop Falls", com as músicas: “Last Drop Falls”, “Die With Your Boots On” (Cover do Iron Maiden) e “Mary-Lou” (em versão acústica). Apenas "Last Drop Falls" entrou para o novo álbum, o "Silence".

No dia 03/08/2001, Sonata Arctica se apresentou na 12ª edição do Wacken Open Air, na Alemanha, considerado o maior festival do estilo realizado ao ar livre no planeta. Lá, tocaram os já clássicos: “Full Moon”, “Replica” (essa sim, deveria ser tema da novela “O Clone”, hehehhe), “Blank File” e “Kingdom of Heart”. Sonata Arctica teve o prazer de tocar ao lado dos grandes nomes do metal como HELLOWEEN, Overkill, Nevermore, Saxon, etc.

No segundo semestre de 2001 foi lançado o mais novo álbum, intitulado: "Silence", na Finlândia pela SpineFarm. Esse CD foi lançado no Brasil pela Rock Brigade. O álbum traz baladas como “Last Drop Falls”, “The End of This Chapter” e “Talullah”. Outro detalhe muito importante neste álbum encontra-se na música "False News Travels Fast”, na qual Timmo Kotipelto (vocalista do Stratovarius), faz uma participação, dando o agudo final aos 5:01min.

Por Alice Kiyomi Ogasawara.

Fonte: Whiplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário